terça-feira, 20 de março de 2012

RESENHA CRÍTICA

RESENHA CRÍTICA

Pós Graduanda: Rosemeire Ramalho Sanches

Resenha critica apresentada como atividade a distancia do curso de Pós Graduação em educação infantil e suas linguagens, sob orientação do CEFOR.


Educação infantil e registro de práticas - Amanda Cristina Teagno Lopes -São Paulo:Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação infantil) contendo 199 páginas. Esta dividido em quatro capítulos: registro; registro e memória e a memória do registro; o registro de prática pedagógicas produzidos por professores e considerações finais.

Esta resenha vem apresentar um trabalho de pesquisa realizado por estudiosos, que partem de questões recentemente discutidas, sobre as contribuições das praticas de registros e a formação do professor.

O livro vem ressaltar as possibilidades das praticas de registros no processo de formação contínua do professor, servindo de base de estudo aos educadores.
Vem discutir sobre a importância de se descrever experiências dentro de um contexto escolar e de como essa prática pode ser transformadora.

Pesquisas recentes mostram que a formação do professor é o eixo fundamental nessa tarefa, e de que há uma necessidade de mudança de postura do professor, pois, já não cabe mais a idéia do achismo.

Há que se ter um professor autor e produtor de conhecimentos próprios voltados à realidade, que seja capaz de refletir sobre suas práticas, que tenha uma identidade, que seja um pesquisador acima de tudo.

O paradgma do professor reflexivo, que reflete sobre sua prática, que pensa, que elabora em cima dessa prática é o paradigma que domina hoje a área de formação de professores ( NOVOA,2001).

É preciso lembrar que ao longo da história da educação
infantil brasileira, ocorreram avanços importantes graças aos esforços de vários seguimentos da sociedade que  por meio de lei, buscaram melhores condições de educação juntamente com a qualificação profissional do professor.

Diante destas questões, a autora em sua pesquisa enfatiza, a importância dos vários tipos de registro do cotidiano educacional bem como o seu detalhamento, pois é com e a partir deles que se poderá fazer considerações relevantes ao ato de ensinar.

Por isso é importante que os professores reservem, em seus planejamentos, um espaço para registrar as reações das crianças ao que foi proposto, os pontos positivos e negativos percebidos no desenvolvimento das atividades e o que pode e deve ser modificado numa próxima vez.  (MICARELLO, 2010)

A criança enquanto aprendiz também é produtora de registros. O professor deve estar pautando numa pedagogia observadora e reflexiva fazendo relação entre teoria e prática.

Os vários tipos de registro feitos pelos professores são uma grande fonte de estudo que possibilita reflexão e permite reconstruir o objeto de estudo (ZABALZA,1994).

A partir dessa idéia é possível observa que o registro está diretamente vinculado a observação, pois para a elaboração do registro é necessário observa atentamente, curiosamente, fazer uma leitura da realidade, dar um significado ao objeto de estudo.

Conforme a autora diferentes fios se entrelaçam, para formar uma teia; memória; reflexão; formação e desenvolvimento profissional.

De um modo geral a autora nos leva a refletir sobre, o objetivo de se registrar, para que registrar, qual seu valor histórico, e o que fazer após registrar.
O texto menciona sobre, a importância do professor ser um pesquisador estudioso que amplie o seu campo de visão sendo um provocador de mudanças se utilizando de um senso critico apurado, ou seja que enxergue nas entre linhas.

A escola juntamente com as políticas públicas tem um papel fundamental no oferecimento de uma formação de qualidade ao educador.
A autora reforça que não existe uma receita pronta quanto a forma de registrar, considera os limites e as possibilidades que envolvem a prática do registro, indaga como utilizá-lo a favor da educação.

Este livro nos leva a refletir sobre nossa prática diária, nos um suporte para que tenhamos uma visão diferenciada do que está posto. È uma grande contribuição para o nosso crescimento profissional, pois cada vez que retomamos a leitura enxergamos algo diferente que não era percptível antes.



REFERÊNCIAS:
LOPES. Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de praticas. São Paulo: Cortez, 2009

MICARELLO. Avaliação e transições na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro 2010