sexta-feira, 9 de agosto de 2013

HORA DA LEITURA


 
PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE:
APRENDIZAGEM CONSTANTE


 
ELABORADO PELA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E EQUIPE DOCENTE DA ESCOLA MUNICIPAL CONSULESA MARGARIDA MAKSOUD TRAD DO MUNICIPIO DE CAMPO GRANDE - MS 
 

APRESENTAÇÃO  
Este projeto busca por meio de um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a desenvolver o gosto pela leitura, possibilitando que estes se tornem leitores reflexivos, críticos e atuante na sociedade em que se encontram inserido.

O projeto será desenvolvido pelos professores, bibliotecários e coordenadores tendo como público alvo os alunos do pré aos 5º anos da escola Consulesa M. M. Trad, partindo da importância da alfabetização com a literatura na infância e da contribuição que esse trabalho traz para a aquisição da leitura e da escrita. A leitura é essencial para o exercício da cidadania plena e a biblioteca itinerante contribui para a formação de leitores a medida que permite o acesso a informação, ampliando os horizontes do conhecimento.

Neste trabalho os educadores incentivarão o manuseio de livros de diferentes gêneros textuais e o convívio com diferentes portadores de textos, para melhor compreensão do uso social.

JUSTIFICATIVA 
Esse projeto foi criado partindo da necessidade que a escola tem em resgatar o valor da leitura, sendo a leitura uma janela para o mundo, justifica-se um trabalho cada vez mais crescente, contínuo e permanente em toda a sua diversidade.

A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências.

Por meio da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

O ato de alfabetizar por meio da literatura torna as aulas mais atrativas, interessantes e dinâmicas. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento das diversas linguagens, tais como, a visual, oral e escrita.

Estimulando a leitura, faremos com que os alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola entregando a eles um horizonte novo.

Sendo assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade. 

2.1 OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar ao aluno o contato com a literatura de forma lúdica, criativa e prazerosa, atuando na construção do conhecimento, estimulando a imaginação, reflexão e ao mesmo tempo constituir conceitos e valores necessários para sua estruturação enquanto sujeitos leitores.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·           Oferecer oportunidades de vivência destinadas ao uso da informação voltada ao conhecimento, a compreensão, imaginação e ao entretenimento.

·           Inserir práticas constantes de leitura oral, resgatando tanto a oralidade da linguagem literária como a escuta atenta, favorecendo o sonhar e o imaginar de um enredo constituído somente de palavras.

·           Ampliar o vocabulário.

·           Ler no sentido de interpretar, observar, descobrir e refletir.

3  METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos propostos, foram sistematizadas diversas atividades com diferentes metodologias que serão apresentadas a seguir:

·           Construção de dois carrinhos, caixas pedagógicas e porta livros em TNT para transporte dos livros.

·           Confecção de avental de história.

·           Biblioteca Itinerante: as turmas terão à sua disposição, de acordo com o cronograma,  um  “Momento de Leitura”, para estimular  o hábito de ler como um momento prazeroso e que amplia o conhecimento. Nesse momento, a professora responsável pela biblioteca assume o papel de mediadora, colocando os livros ao alcance dos alunos.

·           Hora do Conto: as turmas do pré I ao quinto ano  do,  participam da atividade de contação de histórias bimestralmente, com quarenta minutos, no espaço do palco ou na sala de tecnologia, onde os alunos acomodam-se com expectativa em relação à história do dia. O livro é sempre o enfoque principal, mostrando ao aluno que ele está disponível no acervo podendo assim, voltar a ele quantas vezes quiser.

A história é narrada por um professor ou a bibliotecária, num clima de envolvimento e encantamento, criando intervalos, respeitando o tempo para que os alunos construam mentalmente seu próprio cenário, caracterizando, a partir de suas vivências pessoais, os personagens.

 Em alguns momentos as histórias são interativas com a participação dos ouvintes e noutros são apresentadas através de técnicas variadas como data show, avental história.

4- RECURSOS:

Livros, fantoches, marionetes, dedoches, caixas pedagógicas, carrinhos de leitura, avental, porta livro, tnt, papeis coloridos, E.V.A, fita adesiva, som, cola quente, tinta, tapete, palco, microfone, velcro , Data Show e almofadas.

5- CRONOGRAMA:

Atividades
Período
Duração
Biblioteca Itinerante
 
Terça e Quarta- Feira
20 minutos
Hora do Conto
 
 
Última Sexta - Feira do mês
Matutino:
·         29/05-
·         28/06-
·         28/06-
·         26/07-
·         30/08-
·         27/09-
·         25/10-
Vespertino:
·         29/05-
·         28/06-
·         26/07-
·         30/08-
·         27/09-
·         25/10-
 
40 minutos
Culminância
 
 
14/11/2013 -Quinta- Feira
2 Horas

 

6- CULMINÂNCIA:

            A Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, realizará no dia 14 de novembro de 2013, a culminância do Projeto: Biblioteca Itinerante Aprendizagem Constante.

            A abertura do evento acontecerá na quadra da escola, com diversas atividades que foram desenvolvidas no decorrer do projeto dentre elas: leitura diversificada, exposição dos livros e cantinhos da leitura.

O evento será organizado pelos professores/mediadores e equipe gestora da escola.

7-AVALIAÇÃO:

Desenvolvendo um processo contínuo de leitura o indivíduo é capaz de

tornar-se agente transformador na sociedade, contribuindo de forma crítica,

consciente e democrática.

É comum a socialização de experiências de leitura, compartilhando

preferências literárias, respeitando opiniões e gostos pessoais, sendo

significativa a prática da atividade.

            Aumento de concentração e atenção a cada encontro com a leitura. A proposta incidiu na leitura por prazer pelo fato de ser apresentada desvinculada  de outras atividades escolares( como , desenhos, colagens e outros)

            Envolvimento e gosto pela leitura, manuseio dos livros presentes na biblioteca itinerante e no canto da leitura.

 

8- REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:






 

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